O Boi Velho, um conto gauchesco de João Simões Lopes Neto

RESUMO

O Boi Velho é apenas um dos muitos contos gauchescos da obra “Contos Gauchescos”, de João Simões Lopes Neto. Acreditei que se tratava de uma obra em que o livro leva o nome de um dos capítulos e, assim, iniciei a leitura pelo início até o conto “Os Cabelos da China”. Creio que o engano favoreceu-me, pois penso não ser possível ter noção da floresta observando apenas uma das árvores. Por esse motivo, li até o ponto em que formei uma imagem da floresta, que, conclui, haveria de se repetir nos demais contos que seguiam.

Trata-se de um livro de contos gauchescos. Ponto. Boi Velho é apenas um deles e, creio, resumir um conto seria o mesmo que contar um filme. Este resumo trata não de um conto específico, mas das características percebidas na obra.

Percebe-se que a narrativa dos contos busca descrever os costumes, a cultura e o contexto histórico que envolvem as tradições gaúchas. Os mesmos fazem uso intensivo do vocabulário regional, cujo entendimento se dá essencialmente pela associação dos elementos do cenário narrado do que propriamente pelo conhecimento dos termos em si. Muitos termos ainda precisariam ter seu significado pesquisado, pois fazem parte de um contexto passado e cuja utilização só é percebida por aqueles que guardam em suas memórias detalhes da tradição gaúcha (para “os de fora”, será necessário, para a compreensão dos contos, um dicionário de gaúches). Creio que essa forma literária, cuja compreensão do texto depende de outras referência, limita a abrangência geográfica dos leitores (ou seja, leitores de outros estados possivelmente entenderão muito pouco do que ocorre nos contos).

A ênfase nos contos não se encontra propriamente nas histórias, que por não termos certeza se são ficção ou realidade, parecem servir para um meio para retratar uma época. Pode-se dizer que a ênfase é na descrição do contexto de uma época por meio do vocabulário e dos costumes pertencentes à mesma. A história em si, ao longo da leitura dos contos, parecem servir como uma tela, por onde sobre foram pintadas e retratadas nossas tradições.

Para os tradicionalistas e estudiosos da cultura gaúcha, cada conto é um resgate de uma época que, talvez para a grande maioria, poderia ser considerado até uma obra de ficção.

Be the first to comment on "O Boi Velho, um conto gauchesco de João Simões Lopes Neto"

Leave a comment