Justiça Poética: Cap. 1 – A Imaginação literária – Martha Nussbaum

Resumo

Neste capítulo a autora faz uma introdução dos temas que irá desenvolver nos demais capítulos do livro, agrupados nos seguintes tópicos:

Literatura x Modo de vida econômico-político científico-instrumentalista

A literatura expressa, em sua estruturas e modos de dizer, um sentido de vida que é incompatível com a visão do mundo incorporado em textos de economia política e molda a imaginação e desejos de uma forma que subverte as normas racionais de tal ciência.”

“Sr. Gradgrind valorizava com firmeza: que o romance (já que daqui me concentrarei no romance) é um forma moralmente polêmica que se expressa, com sua forma e estilo, em sua modalidades de interação com os leitores, um sentido normativo da vida. seus leitores observem isto e não aquilo, ajam de tal maneira e não de outra. Isso os induz a adotar certas atitudes em vez de outras, com a mente e o coração. E, como o Sr. Gradgrind bem percebeu, essas maneiras são ruins e essas atitudes extremamente perigoso do ponto de vista da racionalidade econômica estreito, o que é, em sua opinião, normativo para o público e privado. “

A imaginação literária como Imaginação pública

Vou, portanto, me concentrar nas características da imaginação literária como imaginação pública, uma imaginação que serve para guiar os juízes em seus julgamentos, aos legisladores em seu trabalho legislativo, aos políticos quando medem a qualidade de vida de pessoas próximas e distantes

“Vou argumentar que aqui, ainda mais razão, as formas literárias podem fazer um contribuição única. Vou defender esse argumento começando com os tempos difíceis de Dickens, que aborda explicitamente a questão da contribuição do romance para o vida moral e política, representando e incorporando seu triunfo sobre outras formas de imagine o mundo. Neste capítulo e no restante, irei comentar por que desta escolha, e suas implicações para qualquer conclusão geral sobre o Imaginação literária”.

“Além disso, minhas propostas são inspiradas por Smith e Sen para sugerir um concepção mais ampla de “economia política”. Vou me concentrar em dois questões práticas, relacionadas a dois aspectos de minha própria experiência em vida pública: primeiro, a medição do bem-estar de uma população; segundo, a natureza dos processos racionais do bom juiz ou pensador judicial.”

Das 3 objeções feitas à imaginação literária como imaginação pública

A melhor maneira de enfrentar a competição entre o imaginário literário e seus rivais Consiste em partir das três objeções que normalmente são feitas à ‘fantasia’ quando é trata-se de formulação de políticas. Primeiro você tem que imaginação literária é considerada não científica e subverte o pensamento social científico. Em segundo lugar, é irracional em seu compromisso com as emoções. Terceiro, que não tem nada a ver com a imparcialidade e universalidade que associamos com a lei e o julgamento público.”

  • Objeção 1: “Explorando o primeiro no Capítulo 2, vou me concentrar em como que os romances incorporam e geram – para desgosto do Sr. Gradgrind – a atividade o que ele chama de “fantasia”, essa capacidade de imaginar possibilidades inexistentes, de ver uma coisa como outra e uma coisa como outra, para dar vida complexa a uma forma percebido.”
  • Objeção 2: “No Capítulo 3, vou me concentrar nas emoções e nos vários motivos para o qual eles são considerados uma ameaça à racionalidade.”
  • Objeção 3: “Finalmente, no capítulo 4 Vou abordar a relação entre imaginação literária e justiça pública, especialmente na lei.”

Por que o romance e não outras obras literárias ou artefatos culturais

“Mas o leitor também vai querer saber por que o romance e não outras formas narrativas, como livros de história e biografias. E mesmo porque o romance e não a sinfonia ou o cinema? Finalmente, mesmo se privilegiarmos as obras literárias de ficção, Por que o romance e não a tragédia, a comédia ou a poesia? É difícil falar sobre por que antes de falar sobre o “o quê”, isto é, antes de mencionar as contribuições que Eu vejo em tais obras literárias.”

“Este é o cerne da minha resposta à pergunta por que o romance e não outras formas literário. O romance é uma forma viva de ficção que, além de servir de eixo de reflexão moral, goza de grande popularidade em nossa cultura. Eles podem dizer muitas coisas a favor da tragédia clássica e elisabetana que estão intimamente relacionado ao que direi sobre o romance (uma obra como Filoctetes de Sófocles fornece insights essenciais sobre o infortúnio e os benefícios sociais de compaixão). Mas, se quisermos falar sobre a vida pública contemporânea, e a forma como em que circunstâncias concretas moldam as emoções e aspirações humanas, Parece aconselhável focar em um gênero que ainda é fértil, e onde o circunstâncias específicas descritas são relevantes para o nosso discussões”

“Isso sugere um ponto de vista mais geral sobre o gênero: o romance é concreto em uma medida geralmente incomparável em outros gêneros narrativos. Poderia ser dito que seu assunto consiste na interação entre as aspirações humanas gerais e certas formas particulares de vida social que encorajam ou frustram tais aspirações, moldando-as no processo. O romance (pelo menos o romance realista com o qual estamos preocupados) apresenta formas persistentes de necessidade e desejo humano incorporados em situações sociais específicas. Essas situações geralmente são diferentes chega do leitor. O romance, reconhecendo-o, apela em geral ao leitor implícito que ele compartilha com os personagens certas esperanças, medos e preocupações gerais, e que por esse motivo podem formar laços de identificação e simpatia com eles, mas também vive em um ambiente diferente e precisa de informações sobre a situação concreta dos personagens. Desta forma, a própria estrutura de a interação entre o texto e seu leitor implícito convida o leitor a ver como os traços mudanças na sociedade e nas circunstâncias afetam a realização – além disso, o estrutura em si – de esperanças e desejos comuns.

O romance constrói um paradigma de um estilo de raciocínio ético que é específico do contexto sem ser relativística, na qual obtemos receitas concretas e potencialmente universais por testemunhar uma ideia geral de realização humana em uma situação concreta, ao mesmo tempo que somos convidados a entrar através da imaginação. É uma forma valiosa de raciocínio público, tanto de uma perspectiva intracultural quanto de uma intercultural. Em geral, o romance o incentiva mais do que as tragédias clássicos <zs, histórias ou poemas líricos.”

Quanto aos objetivos da autora na elaboração de uma proposta de imaginação literária como imaginação pública

“Minha proposta é mais modesta: que a ciência econômica deve ser construída sobre dados humanos, como romances de Dickens, revelam à imaginação, que a ciência econômica deve buscar fundamentos mais complexos e filosoficamente coerente. Como será visto em meus comentários sobre as obras estudos recentes de filosofia econômica sobre qualidade de vida, no Capítulo 2, há muitas razões para pensar que uma abordagem que inclui os elementos que eu encontro na literatura permite um tipo mais frutífero de modelagem e medição em preditivos e mais aptos a nos guiar nas decisões do que os tipos que encontramos na economia. Mas tais elementos, aliás, não devem deslocar as descobertas da economia, que podem servir a muitas funções que sem esses modelos formais eles estão fora do alcance da imaginação do indivíduos; Isso nos dá, entre outras coisas, um senso prático de como podemos atingir certos objetivos que a imaginação nos apresenta: menos desemprego, preços mais baixos, melhor qualidade de vida em geral.”

Em segundo lugar, a ênfase na imaginação literária não se destina a deslocar a teoria moral e política nem substituir o raciocínio por emoções. Semelhante A interpretação da minha proposta seria totalmente contrária ao seu espírito e intenção. Como será visto no Capítulo 3, as emoções do leitor contêm avaliações implícita e, portanto, baseia-se em uma teoria do bemComo já sugeri ao comentar para Booth, esta teoria deve ser verificada com as teorias morais e políticas que ele propôs filosofia, não apenas dentro da reflexão interna de cada leitor, mas também dentro conversa com outros leitores. Por si só não está completo e pode ser desorientador. A reação dos leitores já aponta para certas teorias políticas em em vez de outros; rejeitar o utilitarismo e se sentir mais em casa com certas Perspectivas kantianas e aristotélicas do ser humano. Mas as diferenças sutis entre essas teorias deve ser elucidado por meio de argumentos filosóficos.”

“A leitura romances não fornecem por si só esses argumentos, que às vezes podem ser induzem-nos a rejeitar as intuições que emergem de nossas leituras. Faço duas afirmações, então, a respeito da experiência do leitor: primeiro, que fornece ideias que – uma vez sujeitas a críticas pertinentes – devem desempenhar um papel na construção de uma teoria política e moral adequada; segundo, que desenvolve aptidões morais sem as quais os cidadãos não alcançarão forjar uma realidade a partir das conclusões normativas de uma teoria política ou moral, por mais excelente que seja. Como eu disse no prefácio, ler romances não dirá tudo sobre justiça social, mas pode ser uma ponte para uma visão do justiça e para a realização social dessa visão.”

 


Capítulo 1. A imaginação literária

Percebendo nos filhos um estranho e doentio excesso de imaginação, um pernicioso florescimento do sentimento, em suma uma renúncia a essa racionalidade científica perfeita no qual a vida privada e pública se baseiam quando bem administradas, Sr. Gradgrind, um economista, homem público e educador, se pergunta qual é a causa:

É possível, o Sr. Gradgrind se perguntou, meditando com as mãos em seu bolsos, olhos cavernosos em chamas – é possível que algum tutor ou servo você fez alguma sugestão? É possível, apesar de todas as minhas precauções, que um livro de histórias improdutivo entrou nesta casa? Porque, em mentes que foram treinados em rigor e disciplina desde o berço, isso é raro e incompreensível.

O Sr. Gradgrind sabe que os livros de histórias não são meramente decorativos ou Agradável, embora bastasse para fazer você duvidar de sua utilidade. Entenda que a literatura é subversiva. É o inimigo da economia política como o Sr. Gradgrind: um ambicioso projeto científico dedicado a representar o complexidades da vida humana em “forma tabular”. A literatura expressa, em sua estruturas e modos de dizer, um sentido de vida que é incompatível com a visão do mundo incorporado em textos de economia política e molda a imaginação e desejos de uma forma que subverte as normas racionais de tal ciência. Com Por um bom motivo, do seu ponto de vista, o Sr. Gradgrind ensina Sissy Jupe, a garota de circo sem educação, considerar que os livros de histórias que ela leu afetuosamente, seu pai são “livros ruins” dos quais é melhor não falar. E com Por boas razões, você fica deprimido quando reflete sobre o futuro do seu país, quando pensa sobre cidadãos que se aglomeram nas bibliotecas públicas de Coketown e Eles prometeram Defoe em vez de Euclides e encontraram mais conforto em Goldsmith do que em Cocker ”. Quando esses livros de histórias vãos entram em casa, a economia a política está em perigo. O mundo parece diferente, e as atividades antieconômicos, pois imaginar e sentir não são apenas representados no papel, mas são levam a cabo.

O Sr. Gradgrind está certo: a literatura e a imaginação literária são subversivo. Agora estamos acostumados a pensar na literatura como algo opcional, como algo magnífico, valioso, agradável, excelente, mas que existe em margem de pensamento político, econômico e jurídico, em outro departamento universidade que é acessória e não competitiva. Segmentação do mundo acadêmico moderno – junto com teorias de valor estreitamente hedonísticas literário – nos levou a perder aquele conceito que o Sr. Gradgrind valorizava com firmeza: que o romance (já que daqui me concentrarei no romance) é um forma moralmente polêmica que se expressa, com sua forma e estilo, em sua modalidades de interação com os leitores, um sentido normativo da vida. seus leitores observem isto e não aquilo, ajam de tal maneira e não de outra. Isso os induz a adotar certas atitudes em vez de outras, com a mente e o coração. E, como o Sr. Gradgrind bem percebeu, essas maneiras são ruins e essas atitudes extremamente perigoso do ponto de vista da racionalidade econômica estreito, o que é, em sua opinião, normativo para o público e privado. Mas se literatura, da perspectiva de um economista como o Sr. Gradgrind, é tão perigoso que merece ser eliminado, isso também implica que não é um mero ornamento, que tem o potencial de dar uma contribuição distinta para o nosso vida pública. E se tivermos dúvidas sobre os livros que o Sr. Gradgrind gosta – bem como sua relevância como visões de humanidade, como expressões de uma pleno sentido da vida social – poderíamos considerar que o repúdio enfático do Sr. Gradgrind é mais um motivo para convidar livros de histórias para o nosso casa para defender sua causa. E se eles podem defender sua causa, poderíamos ter razões convincentes para convidá-los a ficar, não apenas em nossas casas e escolas, modelando as percepções de nossos filhos, mas também em nossas instituições educação política e estudos de desenvolvimento, e em nossos governos e tribunais e até mesmo em nossas faculdades de direito – onde é modelado e nutrido imaginação pública – como partes essenciais de uma educação para a racionalidade público.

Vou, portanto, me concentrar nas características da imaginação literária como imaginação pública, uma imaginação que serve para guiar os juízes em seus julgamentos, aos legisladores em seu trabalho legislativo, aos políticos quando medem a qualidade de vida de pessoas próximas e distantes. Remetê-lo para a esfera pública é complicado, porque muitas pessoas que acreditam que a literatura é esclarecedora quando se trata de vida pessoal e imaginação privada acreditam que é inútil lidar com os grandes preocupações de classe e nação. Entende-se que então algo é necessário mais cientificamente sólido, mais distante, mais rigorosamente racional. Mim Vou argumentar que aqui, ainda mais razão, as formas literárias podem fazer um contribuição única. Vou defender esse argumento começando com os tempos difíceis de Dickens, que aborda explicitamente a questão da contribuição do romance para o vida moral e política, representando e incorporando seu triunfo sobre outras formas de imagine o mundo. Neste capítulo e no restante, irei comentar por que desta escolha, e suas implicações para qualquer conclusão geral sobre o “Imaginação literária”.

“Economia política” também é uma categoria muito ampla, incluindo pensadores econômica de vários tipos. Nossos antagonistas não serão as formas filosóficas linhas refinadas do utilitarismo, nem a teoria dos mais ilustres economistas filosóficos -como Adam Smith no século XVIII e Amartya Sen neste-, mas a maioria do utilitarismo econômico e análise de custo-benefício usado em muitos campos de decisão pública e muitas vezes são recomendados como normativos para os outros. Além disso, minhas propostas são inspiradas por Smith e Sen para sugerir um concepção mais ampla de “economia política”. Vou me concentrar em dois questões práticas, relacionadas a dois aspectos de minha própria experiência em vida pública: primeiro, a medição do bem-estar de uma população; segundo, a natureza dos processos racionais do bom juiz ou pensador judicial. O primeiro é explicitamente um tópico central de Hard Times, o segundo é desenvolvido implícita e vigorosamente no romance. Ambos são boas áreas para observar o contraste entre os conceitos econômicos e literários aplicados. Vou perguntar o que atividades de personalidade são as melhores para essas duas tarefas públicas, o que pensamentos, quais sentimentos, quais modos de percepção. Isso vai nos induzir naturalmente para perguntar quais textos representam essas atividades desejadas e dar-lhes eles fornecem existência.

Minha pergunta, então, não se limitará ao que os romances representam, o que eles contêm, embora essa seja uma parte importante do meu projeto. Eu também quero perguntar o que significado da vida é corporificado em sua própria forma: não apenas a maneira de sentir e imaginar dos personagens, mas que tipo de sentimento e imaginação são se manifestam na narração da história, na forma e textura das frases, no esquema narrativo, o sentido da vida que anima o texto como um todo. E também Vou perguntar, inevitavelmente, que tipo de sentimento e imaginação carregam existência quando o texto desafia seus leitores hipotéticos, que tipo de atividade a leitura está embutida em sua forma.

A melhor maneira de enfrentar a competição entre o imaginário literário e seus rivais Consiste em partir das três objeções que normalmente são feitas à ‘fantasia1’ quando é trata-se de formulação de políticas. O Sr. Gradgrind estava bem ciente dessas objeções. Primeiro você tem que imaginação literária é considerada não científica e subverte o pensamento social científico. Em segundo lugar, é irracional em seu compromisso com as emoções. Terceiro, que não tem nada a ver com a imparcialidade e universalidade que associamos com a lei e o julgamento público. Vou dedicar um capítulo a cada um desses objeções. Explorando o primeiro no Capítulo 2, vou me concentrar em como que os romances incorporam e geram – para desgosto do Sr. Gradgrind – a atividade o que ele chama de “fantasia”, essa capacidade de imaginar possibilidades inexistentes, de ver uma coisa como outra e uma coisa como outra, para dar vida complexa a uma forma percebido. No Capítulo 3, vou me concentrar nas emoções e nos vários motivos para o qual eles são considerados uma ameaça à racionalidade. Minha opinião é essa nenhum desses motivos é suficiente para eliminar as emoções do raciocínio público, e que, com os limites e filtros adequados, fornecem um guia insubstituível por tal raciocínio. Além disso, a posição do leitor literário nos dá recursos abundantes para filtrar as emoções públicas. Finalmente, no capítulo 4 Vou abordar a relação entre imaginação literária e justiça pública, especialmente na lei. Interpretando a sugestão de Walt Whitman de que o artista literário é o “equalizador de seu tempo e de sua terra”, vou sugerir um profundo conexão entre “fantasia” e igualdade democrática.

Este projeto levanta muitas questões, algumas das quais devo confrontar em seu próprio contexto. Mas, neste ponto, posso antecipar pelo menos dois: por que o romance? e, mais importante, quais romances?

A primeira pergunta pode ser feita de várias direções. A questão de por que romances e não-tratados (especialmente tratados econômicos) é o tema central do Capítulo 2. Mas o leitor também vai querer saber por que o romance e não outras formas narrativas, como livros de história e biografias. E mesmo porque o romance e não a sinfonia ou o cinema? Finalmente, mesmo se privilegiarmos as obras literárias de ficção, Por que o romance e não a tragédia, a comédia ou a poesia? 11 É difícil falar sobre por que antes de falar sobre o “o quê”, isto é, antes de mencionar as contribuições que Eu vejo em tais obras literárias. Mas algumas declarações gerais começarão a guiar nossa reflexão.

Por que o romance e não os livros de história ou biografias? Meu tema central é capacidade de imaginar o que é viver a vida de pessoas que poderiam ser, dadas algumas mudanças circunstanciais, nós mesmos ou nossos entes queridos. Minha resposta à pergunta sobre a história, então, surge diretamente de Aristóteles. A arte literária, disse ele, é “mais filosófica” do que a história, porque o a história se limita a mostrar “o que aconteceu”, enquanto as obras literárias nos mostram eles mostram “as coisas como podem acontecer” na vida humana.12 Em outras Em outras palavras, a história se limita a registrar os fatos concretos, embora não representam uma possibilidade geral para a vida humana. A literatura se concentra em possível, convidando o leitor a fazer perguntas sobre si mesmo. Aristóteles está no certo. Ao contrário da maioria das obras históricas, as obras literárias convidam leitores se colocarem no lugar de pessoas muito diversas e adquirirem seus experiências. Em sua própria maneira de questionar o hipotético leitor, eles transmitem a sensação de serem elos de possibilidade, pelo menos em um nível muito geral, entre personagens e o leitor. Consequentemente, eles ativam as emoções e a imaginação do leitor, e o que me interessa é a natureza desta atividade e sua relevância para pensamento público. Obras históricas e biográficas nos fornecem informações empírico, que é essencial para uma boa escolha. Eles podem até despertar formas atividade imaginária relevante, se escrita em um estilo narrativo sedutor. Mas, na medida em que encorajam a identificação e simpatia do leitor, eles se assemelham obras literárias. Este é especialmente o caso quando eles querem mostrar o efeito de circunstâncias sobre as emoções e o mundo interior, que – como vou argumentar – constitui um ingrediente essencial da contribuição do literário.

Poderíamos expressar a mesma coisa dizendo que a boa literatura é perturbadora em uma forma que a história e as ciências sociais raramente são. Como aumenta emoções poderosas, quebra-cabeças e intrigas. Inspire desconfiança com sentimentalismo sabedoria convencional, e provoca um confronto muitas vezes doloroso com o nosso pensamentos e intenções. Podemos aprender muitas coisas sobre as pessoas de nossa sociedade e ainda manter esse conhecimento à distância. As obras obras literárias que promovem a identificação e a reação emocional destroem aqueles estratagemas de autoproteção, nos obrigam a ver de perto muitas coisas que podem ser doloroso de enfrentar, e eles tornam esse processo digerível, dando-nos prazer no próprio ato de confronto.

Por que as obras literárias e não aquelas feitas em outras mídias, como a música, dança ou cinema? Esta questão é profunda e fascinante. Obras artísticas não são Características literárias geralmente possuem características narrativas e formas de expressão emocional que os aproxima daquelas características do literário que aqui Eu vou comentar. As obras musicais mais sérias possuem conteúdo emocional expressivo em alguns casos (sinfonias de Mahler, por exemplo), e é natural pensar que o conteúdo é desenvolvido em forma narrativa, embora também saibamos que todos a representação verbal dessa narrativa é, na melhor das hipóteses, uma tradução instável.14 eles podem fazer análises semelhantes no jazz. (Tudo isso se relaciona com Dickens, para Em tempos difíceis, música gera as imagens de sensualidade e jogo que definem mundo do circo.) Por outro lado, a contribuição da música é por natureza etéreo e indeterminado, de forma que limita seu papel na deliberação pública. Quanto ao cinema, os críticos recentes têm nos mostrado de forma convincente que alguns filmes têm o potencial de fazer contribuições semelhantes àquelas Atribuo aos romances.15 E pode-se argumentar que, em nossa cultura, mesmo em certa medida, o cinema substituiu o romance como meio moralmente narrativo sério, mas muito popular. Acho que isso diminui o poder contínuo do romance, e prosseguirei falando sem reservas do romance como uma forma viva. Mas eu não sou relutante em admitir que o cinema também pode fazer contribuições semelhantes para a vida público.

Este é o cerne da minha resposta à pergunta por que o romance e não outras formas literário. O romance é uma forma viva de ficção que, além de servir de eixo de reflexão moral, goza de grande popularidade em nossa cultura. Eles podem dizer muitas coisas a favor da tragédia clássica e elisabetana que estão intimamente relacionado ao que direi sobre o romance (uma obra como Filoctetes de Sófocles fornece insights essenciais sobre o infortúnio e os benefícios sociais de compaixão). Mas, se quisermos falar sobre a vida pública contemporânea, e a forma como em que circunstâncias concretas moldam as emoções e aspirações humanas, Parece aconselhável focar em um gênero que ainda é fértil, e onde o circunstâncias específicas descritas são relevantes para o nosso discussões.16 Isso não me impedirá de falar sobre poesia lírica mais tarde. Mas quando atraente a Walt Whitman vou dirigir-me a um poeta cujo compromisso com a narrativa e a definição concreta de várias formas de vida o coloca em contato próximo com o romance.

Isso sugere um ponto de vista mais geral sobre o gênero: o romance é concreto em uma medida geralmente incomparável em outros gêneros narrativos. Poderia ser dito que seu assunto consiste na interação entre as aspirações humanas gerais e certas formas particulares de vida social que encorajam ou frustram tais aspirações, moldando-as no processo. O romance (pelo menos o romance realista com o qual estamos preocupados) apresenta formas persistentes de necessidade e desejo humano incorporados em situações sociais específicas. Essas situações geralmente são diferentes chega do leitor. O romance, reconhecendo-o, apela em geral ao leitor implícito que ele compartilha com os personagens certas esperanças, medos e preocupações gerais, e que por esse motivo podem formar laços de identificação e simpatia com eles, mas também vive em um ambiente diferente e precisa de informações sobre a situação concreta dos personagens. Desta forma, a própria estrutura de a interação entre o texto e seu leitor implícito convida o leitor a ver como os traços mudanças na sociedade e nas circunstâncias afetam a realização – além disso, o estrutura em si – de esperanças e desejos comuns.

Isso se manifesta lindamente, por exemplo, no final de Hard Times de Dickens. A voz narrativa apela ao leitor: “Caro leitor! Depende de você e de mim que em nossos respectivos campos de ação, quer coisas semelhantes aconteçam ou não ”. Assim que temos pelo menos três mundos sociais em jogo: o da ação do romance, o da a voz do autor, e o mundo do leitor (que por sua vez é múltiplo, já que o romance não restringe seu apelo aos leitores de uma única época e lugar). Como leitor (apenas um entre muitos, e especificamente situado na minha própria esfera), noto que a vida de trabalhadores de fábrica em minha sociedade diferem em alguns aspectos da vida de Trabalhadores de Coketown; em outras formas, no entanto, não difere tanto quanto você gostaria. Eu avalio essas condições com referência a certos padrões muito gerais de desempenho que fazem parte da minha reação compassiva, no âmbito de um julgamento sobre do que é prejudicial à vida e do que não é. Eu noto que o acesso O divórcio na minha sociedade é mais fácil e menos elegante do que na época de Stephen Blackpool, mas que em outros sentidos as relações entre os gêneros e os problemas associados ao casamento e à família não mudaram, ou talvez tenham se tornado mais difícil em alguns aspectos. Também percebo que na minha sociedade ainda há casais que não podem se casar quando gostariam de aproveitar os benefícios de casado. Mais uma vez, avalio tudo isso com referência a certas perspectivas do liberdade e funcionamento humano, aos quais atribuo significado universal, para pelo menos em um alto nível de generalidade. Não consigo ler como um participante ativo sem colocar essas perspectivas em jogo, uma vez que estão implícitas nas emoções com as quais Eu reajo.

Enquanto leio, estou aprendendo que os postulados econômicos do Sr. Gradgrind exerce uma influência ainda maior na vida política e intelectual de minha sociedade do que na sociedade dos personagens de Dickens, ou da voz narrativa de seu romance. Percebo que o tipo de análise de custo-benefício promovido pela economia tem sido tornar-se tão familiarizado em uma decisão pública que é dado como certo; ao mesmo tempo, os servidores públicos leem cada vez menos literatura, que é onde eles descobririam um visão mais complexa da vida humana. Estou intrigado com essas mudanças e a influência exercer sobre a reação que eu, como cidadão interessado, deveria ter diante de para o meu tempo. Nestes e em outros sentidos, sou convidado a pensar sobre o desenvolvimento humano e para ver como “homens e mulheres mais ou menos semelhantes” a mim (a maneira como Dickens descreve as pessoas que seus personagens encontram quando lêem romances) têm vivi de uma forma diferente da minha, numa história de coisas que poderiam ser de outro Maneira.

Afirmo que este jogo entre o geral e o concreto faz parte da estrutura do próprio gênero, de sua forma de questionar os leitores. O romance constrói um paradigma de um estilo de raciocínio ético que é específico do contexto sem ser relativística, na qual obtemos receitas concretas e potencialmente universais por testemunhar uma ideia geral de realização humana em uma situação concreta, ao mesmo tempo que somos convidados a entrar através da imaginação. É uma forma valiosa de raciocínio público, tanto de uma perspectiva intracultural quanto de uma intercultural. Em geral, o romance o incentiva mais do que as tragédias clássicos <zs, histórias ou poemas líricos.

Eu imaginei leitores em uma situação concreta, mas leitores diferentes vão apresentar, aliás, diferentes situações concretas. Leitores diferentes irá legitimamente perceber coisas diferentes em um romance, interpretando-o e avaliando-o de várias maneiras. Isso naturalmente sugere um novo desenvolvimento do ideia de raciocínio público como leitura de romances: esse raciocínio implícito não só é específico do contexto, mas, quando bem feito, é comparativo e evolui na conversa com outros leitores cujas percepções questionam ou complementar o nosso. Essa é a ideia da “co-produção”, elaborada por Wayne Booth em seu excelente livro The Company We Keep: An Ethics of Fiction. Booth argumenta que o ato de ler e avaliar o que lemos é eticamente valioso precisamente porque sua estrutura exige imersão e conversação crítica, porque nos incita a comparar o que lemos, não apenas com o nosso experiência, mas com as reações e argumentos de outros leitores. Se acreditarmos neste tipo de leitura, na combinação de nossa imaginação absorta com períodos de escrutínio crítico mais distante (e interativo), vamos entender por que pode ser uma atividade adequada para o raciocínio público em uma sociedade democrático.

Há outra característica da leitura de romances que deve ser apontada a partir de um princípio: o interesse do romance pelo cotidiano. Como leitores de Hard Times, Visitamos uma sala de aula, uma casa de classe média, um circo, uma casa de classe trabalhadora, o um escritório de gerência, a fábrica onde os trabalhadores se movimentam, uma mina abandonada onde muitos trabalhadores encontraram a morte. Nenhum desses lugares foi apropriado para as tragédias de Ésquilo, Sófocles, Corneille e Racine.18 Mesmo no história política e biografias, a vida do insignificante pode aparecer apenas como aulas ou estatísticas, conforme aparecem nos livros recomendados pelo Sr. Gradgrind. Mas na narrativa de Dickens, nós nos imergimos no cotidiano, que é constitui o objeto do mais profundo interesse e compreensão. Nós visitamos esses lugares como amigos, preocupados com o que acontece com eles. Este era um recurso gênero desde seu nascimento, principalmente na Inglaterra, e por isso é tão associado com o surgimento da democracia.19 Em cada estágio do desenvolvimento de gênero encontramos momentos autorreferenciais que indicam esse traço para o leitor. Quando Louisa vai visitar Stephen Blackpool, no meio de Hard Times, Dickens frisa que nunca conheceu nada de concreto sobre a vida dos trabalhadores em fábrica, uma vez que ele só sabia de sua existência como estatísticas abstratas. o leitor notar que sua própria experiência como leitor de romance tem sido muito diferente de dela. Da mesma forma, quando Mary Dalton, a liberal bem-intencionada de Richard Wright exclama que não sabe nada sobre as pessoas que vivem a dez quarteirões de em casa, os leitores de Wright são convidados a lembrar que começaram seus próprios experiência no arrendamento de Bigger Thomas, como testemunhas do ataque de Bigger contra um rato enorme. Em Maurice de Forster, os personagens descrevem repetidamente ao homossexual como um ser perverso e promíscuo, diferente deles em todo sentido. O leitor de Forster já sabe que Maurice é um agente rotineiro mercado de ações da classe média cujas fantasias sexuais centram-se na imagem de um amigo afetuoso. O romance apresenta ao leitor o que é de alguma forma comum e perto, mas muitas vezes, em sua estranheza significativa, é o objeto de profundas ignorância e rejeição emocional.

Isso nos leva à próxima pergunta. Que novelas? Vou argumentar que gênero em si, dadas as características gerais de sua estrutura, incentiva a empatia e compaixão que são altamente relevantes para a cidadania. Adam Smith teve razão quando ele encontrou na experiência de leitura um modelo das atitudes e emoções do espectador criterioso. Mas, é claro, não há nenhum “gênero em si mesmo”; só existem romances, obras que não compartilham um único núcleo de traços comum ao longo dos séculos, embora conectado por uma teia de semelhanças sobreposição. Parece-me significativo que seja necessário subverter propriedades fundamentos da tradição (remova o convite para investigar psicologia e história personagens, que são tão “essenciais” quanto outros elementos do gênero) para descartar distinções qualitativas e individualidade, compaixão, até mesmo Misericórdia. No Capítulo 4, onde falo sobre o filho nativo de Richard Wright, Voltarei a este ponto. Mas é claro que nem todo trabalho que possui muitos recursos bens comuns do gênero serão igualmente valiosos para os cidadãos. A análise de Wayne Booth mostra graficamente o que todos nós sabemos: que muitas obras folk popular desperta no leitor sentimentos e fantasias rudes que podem ser a desumanização dos outros.20 A avaliação ética dos próprios romances, em conversa com outros leitores e com os argumentos da teoria moral e política, é É necessário, portanto, que a contribuição dos romances seja politicamente fecunda. Buscamos, acima de tudo, a melhor correspondência entre nossos julgamentos morais e políticos e os insights que a leitura oferece. A leitura pode nos induzir a modificar alguns de nossos julgamentos, mas também é possível que esses julgamentos nos levem a rejeite certas experiências de leitura como deformadoras ou perniciosas.

Eu escolhi me concentrar no romance realista anglo-americano, e especialmente em um grupo de romances que tratam de questões sociais e políticas. O segundo capítulo enfoca em Hard Times, que escolhi por sua atenção à relação entre imaginação literária e seus adversários econômicos, e por sua investigação do papel de “fantasia”. Embora existam boas razões para criticar alguns aspectos do retrato Dickensiano da sociedade, acredito que seu romance contém (em sua forma, bem como em afirmações nele) valiosos insights sobre o poder de imaginação na política, aquela que não é alheia à sua riqueza metafórica e linguística. Mas ninguém pode aprender tudo o que precisa aprender como cidadão apenas por leia obras ambientadas em um tempo e lugar distantes, não importa o quão universal ser as descobertas dessas obras. Ler Dickens nos mostra muitas coisas sobre compaixão, mas não nos mostra as formas particulares em que nosso A sociedade inibe nossa compaixão por pessoas de outra raça ou orientação sexual. Nem mostra as maneiras pelas quais a desigualdade social e o ódio moldam e distorcem a vida emocional das vítimas desse ódio. Consequentemente, no Capítulo 4, por falar em igualdade social, voltarei a Wright e EM Forster para perguntar sobre tais questões.

Duas coisas precisam ser enfatizadas agora. Primeiro, porém, destacarei as críticas econômico presente em Tempos difíceis, não considero que minha pesquisa literária não é científico ou exige a rejeição da ciência econômica. Essa proposta seria um absurdo. Nem foi feito por Dickens, que declarou que deveríamos chegar ao “Razão” (pela qual aludiu ao raciocínio científico formal) “por meio do concurso luz da fantasia “, não que nos limitemos à” fantasia “e vivamos nossas vidas inteiras em o circo. Além disso, Dickens era excessivamente cético em relação à economia. Está hostilidade aos modelos matemáticos formais o impedia de ver que os problemas para quem ele estava procurando uma solução de caridade privada poderia se prestar a um solução institucional pública.

Minha proposta é mais modesta: que a ciência econômica deve ser construída sobre dados humanos, como romances de Dickens, revelam à imaginação, que a ciência econômica deve buscar fundamentos mais complexos e filosoficamente coerente. Como será visto em meus comentários sobre as obras estudos recentes de filosofia econômica sobre qualidade de vida, no Capítulo 2, há muitas razões para pensar que uma abordagem que inclui os elementos que eu encontro na literatura permite um tipo mais frutífero de modelagem e medição em preditivos e mais aptos a nos guiar nas decisões do que os tipos que encontramos na economia. Mas tais elementos, aliás, não devem deslocar as descobertas da economia, que podem servir a muitas funções que sem esses modelos formais eles estão fora do alcance da imaginação do indivíduos; Isso nos dá, entre outras coisas, um senso prático de como podemos atingir certos objetivos que a imaginação nos apresenta: menos desemprego, preços mais baixos, melhor qualidade de vida em geral.

Em segundo lugar, a ênfase na imaginação literária não se destina a deslocar a teoria moral e política nem substituir o raciocínio por emoções. Semelhante A interpretação da minha proposta seria totalmente contrária ao seu espírito e intenção. Como será visto no Capítulo 3, as emoções do leitor contêm avaliações implícita e, portanto, baseia-se em uma teoria do bem. Como já sugeri ao comentar para Booth, esta teoria deve ser verificada com as teorias morais e políticas que ele propôs filosofia, não apenas dentro da reflexão interna de cada leitor, mas também dentro conversa com outros leitores. Por si só não está completo e pode ser desorientador. A reação dos leitores já aponta para certas teorias políticas em em vez de outros; rejeitar o utilitarismo e se sentir mais em casa com certas Perspectivas kantianas e aristotélicas do ser humano. Mas as diferenças sutis entre essas teorias deve ser elucidado por meio de argumentos filosóficos. A leitura romances não fornecem por si só esses argumentos, que às vezes podem ser induzem-nos a rejeitar as intuições que emergem de nossas leituras. Faço duas afirmações, então, a respeito da experiência do leitor: primeiro, que fornece ideias que – uma vez sujeitas a críticas pertinentes – devem desempenhar um papel na construção de uma teoria política e moral adequada; segundo, que desenvolve aptidões morais sem as quais os cidadãos não alcançarão forjar uma realidade a partir das conclusões normativas de uma teoria política ou moral, por mais excelente que seja. Como eu disse no prefácio, ler romances não dirá tudo sobre justiça social, mas pode ser uma ponte para uma visão do justiça e para a realização social dessa visão.

 


 

Be the first to comment on "Justiça Poética: Cap. 1 – A Imaginação literária – Martha Nussbaum"

Leave a comment