Os 12 meses do Ano – Sugestão para compreender o I Ching

Neste post quero apresentar uma sugestão para facilitar o estudo e compreensão do I Ching.


Minha conclusão é a de que, a sequência do Céu Posterior, proposta na grande maioria das obras disponíveis sobre o estudo do I Ching, mais confunde do que ajuda de fato a compreensão do I Ching.


Já a sequência do Céu Anterior é muito mais lógica e compreensível. Partindo desta, separei a sequência conhecida por “os 12 meses do Ano”.








Reparem a transição de YIN para YANG e depois novamente para YIN observando os hexagramas de cima para baixo e da esquerda para a direita.


A sequência destes hexagramas é perfeita para mostrar a transição de um estado YIN (hexagrama 2) para um estado YANG (hexagrama 1) e depois novamente para YIN.


Entre a Terra(2) e o Céu(1), existem 5 hexagramas. A sequência é definida pela transformação de uma linha YIN em YANG, de baixo para cima até que todas linhas se tornem YANG e então temos o Céu(1). A energia é crescente até o seu máximo (todas linhas YANG).


Depois entre o Céu(1) e a Terra(2), novamente 5 hexagramas. A sequência agora é é definida pela transformação de uma linha YANG em YIN, novamente de baixo para cima até que todas linhas se tornem novamente YIN(2). A energia é decrescente até o seu mínimo (todas linhas YIN).


Concluo que estudar estes 12 hexagramas é fundamental para compreender o fluxo dos fenômenos naturais. Observa-se que esta sequência demonstra com perfeição, por meio dos hexagramas, com uma energia YIN se transforma em YANG e vice-versa.







A sequência ajuda a entender o fluxo, entretanto, acredito que para estudar os hexagramas, devemos seguir a sequência do Céu Posterior. Acredito que se torna mais fácil estudar um hexagrama e seu par invertido, que na verdade, é complementar. Neste caso, seriam os pares:


– Céu(1)/Terra(2)
– Progresso(11)/Obstáculo(12)
– Aproximação(19)/Observação(20)
– Queda(23)/Retorno(24)
– Recuar(33)/Grande Força(34)
– Eliminação(43)/Encontro(44)


Em resumo, a sequência do Céu Posterior ajuda a compreender a dualidade e complementariedade dos opostos, enquanto que a sequência do Céu Anterior, toda a transição e o fluxo dos hexagramas que existem entre eles.


Be the first to comment on "Os 12 meses do Ano – Sugestão para compreender o I Ching"

Leave a comment