Grande Excedente sugere desequilíbrio. Denota uma situação extraordinária que requer ações extraordinárias. O comentário de Confúcio sobre o símbolo diz: “O homem superior permanece sozinho sem temor e afasta-se do mundo sem deprimir-se.” Esta é a postura apropriada para empreender ações extraordinária em uma situação extraordinária.
Como a situação é incomum, nem todos são capazes de agir; o homem superior deve permanecer sozinho, sem medo. Se fracassar, pode se afastar do mundo sem sofrimento. Assim, age de acordo com o espírito da ação extraordinária em uma situação extraordinária.
As coisas grandes demais são difíceis de controlar, e as demasiado firmes são fáceis de quebrar: este é o problema do Grande Excedente. Este hexagrama expõe a verdade do ajuste entre o forte e o fraco, o excessivo e o suficiente. Quando se domina o princípio do ajuste, por mais difícil que seja a situação, qualquer problema pode ser resolvido.
Se algo tende a se quebrar facilmente, pode-se colocá-lo sobre um material macio, como sapé, para protegê-lo. Para abrandar a firmeza e equilibrar as deficiências, é preciso saber fazer adaptações.
Hexagrama 28 – O desequilíbrio do Grande Excedente
Comentários:
Este hexagrama traz duas orientações. A primeira, quanto à necessidade de confiar apenas à si mesmo tarefas incomuns e extraordinárias. A segunda, em relação à necessidade óbvia de equilibrar as coisas quando a balança pesa para um lado. Hoje observamos as consequências de uma sociedade desigual… as consequências quando as coisas estão desequilibradas…
De: Alfred Huang
Be the first to comment on "Hexagrama 28 – O desequilíbrio do Grande Excedente"