citações tiradas do livro de Alfred Huang:
“O símbolo (hexagrama) é formado por seis linhas que representam as seis etapas de uma situação específica. Ao mesmo tempo, cada hexagrama é considerado uma combinação de dois trigramas, que representam a situação interna (trigrama inferior) e a situação externa (trigrama superior).”
“Os 64 capítulos do I Ching são divididos em duas partes, o Cânone Superior e o Cânone Inferior. O Cânone Superior representa o aspecto yang e põe em evidência o Tao do Céu ou os fenômenos naturais. O Cânone Inferior representa o aspecto yin e concentra-se nos fenômenos sociais e nas questões humanas.”
“De todos os comentários sobre o I Ching, as Dez Asas são os melhores. Sigo as edições tradicionais mais conhecidas e uso as cinco asas consideradas os comentários principais para interpretar o texto original. Além disso, uso a nona asa para descrever a sequencia dos hexagramas.”
“O I Ching é um livro que trata de símbolos. Para entendê-lo, primeiro é preciso se familiarizar com os símbolos. Cada um dos 64 símbolos, ou hexagramas, representa uma situação única. Para entender um hexagrama, é preciso conhecer o lugar específico que ele ocupa na sequência total, seu significado, estrutura, imagem e as coisas que ele representa.”
“Cada um desses 64 símbolos pode ajudar a solucionar dúvidas ou confusões em determinadas situações. Vinte e oito hexagramas têm uma forma invertida. Essas duas formas estão intimamente relacionadas e representam os dois pontos de vista de uma coisa – de frente ou de trás, de baixo ou de cima. Oito hexagramas não têm forma invertida; quando se inverte sua forma original, ela permanece exatamente igual. Para entender o I Ching, portanto, é preciso fazer amizade apenas com 36 símbolos.”
“Em cada adivinhação, faz-se apenas uma pergunta, simples e objetiva. Devem-se evitar questões vagas e subjetivas. É melhor que o iniciante não tente fazer previsões; a melhor consulta é aquela em busca de orientação.”
“Quando se deseja saber mais sobre a situação atual, podem-se obter conhecimentos com o hexagrama correspondente, formado pelas interações entre a segunda, terceira, quarta e quinta linhas. Os antigos sábios consideravam que essas quatro linhas eram o coração de qualquer hexagrama. O hexagrama correspondente é formado por dois trigramas.
…
O significado oculto de qualquer hexagrama está em seu hexagrama correspondente, que não deve ser ignorado.”
Leave a comment
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Be the first to comment on "TÓPICOS IMPORTANTES PARA COMPREENSÃO DO I CHING"