hexagrama 61 – “Verdade Interior”: conduta para com aqueles que enxergam mas não querem ver

Pergunta: De que forma devo agir para atrair a atenção daqueles que precisam de orientação mas negam?

Objetivo da pergunta: Saber a conduta a ser adotada para conseguir ajudar aqueles que sabem que precisam de ajuda, mas se negam a buscá-la.


VERDADE INTERIOR (61)
vento sobre lago


O vento sopra sobre o lago e agita a superfície da água. Assim do invisível manifestam-se efeitos visíveis. O hexagrama indica um coração livre de preconceito e, portanto, aberto à verdade. Indica a força da verdade interior.

JULGAMENTO:
VERDADE INTERIOR. Porcos e peixes.
Boa fortuna!
É favorável atravessar a grande água.
A perseverança é favorável.

Porcos e peixes são os menos inteligentes entre os animais e, portanto, os mais difíceis de influenciar. É necessário que a força da verdade interior chegue a uma grandeza de desenvolvimento para que possa exercer influência sobre tais seres. Quando se tem que lidar com pessoas tão rebeldes e difíceis de influenciar, todo o segredo do sucesso consiste em encontrar o modo correto de abordá-las. Em primeiro lugar, é preciso libertar-se de qualquer preconceito. Deve-se como que deixar que a psiquê do outro atue sobre si sem qualquer restrição. Assim se pode estabelecer um contato como outro, compreendê-lo, e adquirir poder sobre ele. Quando uma porta assim se abre, a força de sua personalidade vem a influenciá-lo. Deste modo, não havendo mais obstáculos intransponíveis, pode-se empreender até mesmo as coisas mais perigosas, como atravessar a grande água, e se terá sucesso.
Mas é importante compreender as condições das quais depende a força da verdade interior. Toda associação baseada em interesses comuns mantém-se até certo ponto. Onde cessa a comunhão de interesses, termina também a solidariedade e a mais íntima amizade, e, com frequência, se transforma em ódio. Somente a aliança que tem seus fundamentos no que é correto e constante pode permanecer sólida e inquebrável, superando toda adversidade.

IMAGEM:
Vento sobre o lago: a imagem da VERDADE INTERIOR.
Assim o homem superior debate questões penais
de modo a tardar suas execuções.

O vento agita a água porque é capaz de penetrá-la. Assim o homem superior, quando precisa julgar os erros dos homens, procura penetrar suas mentes com compreensão, para poder chegar a uma visão benevolente das circunstâncias. Na China antiga toda a administração da justiça era guiada por esse princípio. A profunda compreensão, que sabe perdoar, era considerada a forma suprema de justiça. Esse sistema não era ineficaz, pois visava criar uma impressão moral tão forte, que não houvesse motivo para se temer um abuso dessa clemência. Ela não tinha sua origem na fraqueza e sim numa visão superior.

COMENTÁRIO SOBRE A DECISÃO:
A humildade é necessária para atrair o bem. Entretanto, firmeza central e força são necessárias para garantir a confiabilidade requerida. Assim, a base sobre a qual o hexagrama se constrói consiste de uma interligação e combinação de maleabilidade com força.
Os dois atributos básicos são a alegria e a suavidade; o lago significa a alegria de seguir ao bem e o vento é a suave penetração no coração dos homens. Assim se estabelecem as relações de confiança que é necessária para que se possa transformar um país. Porcos peixes são os menos inteligentes dentre os animais. Quando eles mesmos são influenciados, isso mostra o grande poder da verdade.


Be the first to comment on "hexagrama 61 – “Verdade Interior”: conduta para com aqueles que enxergam mas não querem ver"

Leave a comment