Hexagrama 1 – O Criativo (Céu)

O hexagrama é integralmente forte em sua natureza e, por estar livre de toda fraqueza, tem como essência energia. Sua força nunca é limitada por condições determinadas no espaço e por isso é concebida como movimento. O tempo é a base desse movimento.


JULGAMENTO
Indica que o caminho para o sucesso consiste em aprender e realizar o sentido do universo (Tao), o qual, como lei perene, perpassa o início e o fim das existências, originando todos os fenômenos condicionados pelo tempo. Assim cada etapa alcançada torna-se preparação para a seguinte. O tempo já não constitui um obstáculo e sim um meio para atualizar o que permanecia potencial.
O curso do Criativo modifica e modela os seres até que cada um alcance sua verdadeira e específica natureza, e os mantém, então, em concordância com a grande harmonia. Assim o Criativo se revela como o que favorece ou propicia através da perseverança.


IMAGEM
Como só existe um céu, a repetição do trigrama indica o movimento do céu. Uma rotação completa do céu constitui um dia e a repetição do trigrama significa que os dias se seguem uns aos outros. Isso gera a idéia de tempo.
O sábio extrai dessa imagem o modelo segundo o qual irá desenvolver-se de modo a tornar sua influência duradoura. Ele deve tornar-se integralmente forte, eliminando de maneira consciente tudo o que é degradante e inferior. Assim, ele se torna incansável em virtude de uma limitação consciente de seu campo de atividade.


Richard Wilhelm, I Ching – O Livro das Mutações. 



Be the first to comment on "Hexagrama 1 – O Criativo (Céu)"

Leave a comment