Relação entre o TAO e o Livro das Mutações



Antes de tudo… sobre o TAO:
Não é possível depoimento direto algum sobre o TAO. Todo depoimento será falso, porque ele está além do predicável. Na sua totalidade, o TAO não pode ser reconhecido e entendido. Todos os depoimentos são meras referências a uma vivência espontânea, que não é possível descrever em palavras. Justamente por isso o TAO também não é um conceito. Por ser espontânea, a vivência do TAO ultrapassa todos os conceitos. Tampouco é matéria de estudo. Quem o conhece não fala dele e quem fala dele não o conhece. Quanto mais se quer circunscrevê-lo e defini-lo, tanto mais distante se está dele. Por isso o caminho para o TAO é diretamente oposto ao do aprendizado.

Richard Wilhelm, TAO-TE KING.

O Livro das Mutações baseia-se nos dois poderes fundamentais do luminoso (céu) e do obscuro (terra). Os hexagramas são construídos a partir destes elementos.

– É o TAO que faz surgir ora o obscuro, ora o luminoso.

Os poderes primordiais nunca se detém, pois o ciclo do devir prossegue sem se interromper. Isso porque entre os dois poderes primordiais surge um contínuo estado de tensão, uma diferença de nível que os mantém em movimento, levando-os a se unirem. Com isso eles estão sempre gerando um ao outro, sem cessar. O TAO provoca esse movimento sem, entretanto, que ele próprio se manifeste. Essa propriedade do TAO de manter o universo através de uma constante recriação do estado de tensão entre essas polaridades é descrita como o bem (que mostra como a perspectiva do Livro das Mutações se baseia nos princípios do mundo orgânico, no qual não há entropia).

Em sua alternância e em sua ação recíproca os dois poderes fundamentais servem para explicar todos os fenômenos no mundo. No entanto, algo sempre resta, uma razão última, que não pode ser explicada pela interação desses poderes. Este derradeiro significado do TAO é o espírito, o divino, o insondável, aquilo que se deve reverenciar no silêncio.

O céu é o cenário do mundo espiritual, a terra é o cenário do mundo corpóreo. Nesses mundos movem-se as coisas, que se desenvolvem e se transformam de acordo com as regras do Livro das Mutações. Do mesmo modo, a natureza do homem, em si mesma completa e duradoura, é o portal que as ações humanas atravessam no movimento de entrada quanto no movimento de saída. Quando se está em harmonia com os ensinamentos do Livro das Mutações, essas ações correspondem ao TAO do universo e da justiça.

Richard Wilhelm, I CHING – Livro das Mutações



Be the first to comment on "Relação entre o TAO e o Livro das Mutações"

Leave a comment