Is Common-Sense Morality Self-Defeating? – Derek Parfit

Rolf Schock-pristagare i logit och filosofi/Rolf Schock leaureate in logic and philosophy Derek Parfit

IS COMMON-SENSE MORALITY SELF-DEFEATING?

Derek Parfit
The Journal ofPhilosophy, Vol. 76, No. 10, Seventy-sixth Annual Meeting of the
American Philosophical Association, Eastern Division (Oct., 1979), 533-545.

Quadro-resumo

Creio que analisando o quadro 4, concluiremos que a moral do senso comum é auto-destrutiva, pois:

– Em caso de parcialidade, não deixaremos de optar por poder escolher quem não prejudicar, logo, escolhermos (1); 

– Em caso de imparcialidade, evitaremos de escolher quem prejudicar, logo, escolhemos (2);

Em outras palavras, o ato prejudicar alguém afeta nossos objetivos morais. Por isso, sempre que não tivermos outro interesse, optaremos por transferir essa responsabilidade. Por outro lado, sob o ponto de vista da outra pessoa que faz o mesmo, mais cedo ou mais tarde será a nossa vez. Assim, mesmo uma decisão em favor do coletivo irá afetar nossos objetivos morais.

Por outro lado,  prejudicar alguém não afeta nossos objetivos morais quando o fizemos no lugar de outra pessoa em quem temos determinado interesse ou obrigação. Quando temos interesse em escolher quem não prejudicar, não estamos afetando nem nossos objetivos morais individuais, nem os coletivos. Isso por que também a outra pessoa compartilha dos mesmos objetivos morais individuais, que se sobrepõe ao objetivo moral coletivo.

Dessa forma o senso comum, quanto às escolhas sobre quem deve ou não ser prejudicado, será sempre auto-destrutivo (como ocorre nos casos 1 e 4).

Já nas escolhas sobre quem deve ou não ser beneficiado (casos 2 e 3), existe a tendência de prevalència do altruísmo nas pessoas, onde abrimos mão de nos beneficiarmos com algo em lugar de um benefício maior ou benefício de uma maioria. Por outro lado, existe a tendência de prevalência do egoísmo nas pessoas, onde não abrimos mão de nos prejudicarmos com algo em lugar de um prejuízo maior ou prejuízo de uma maioria.

Assim, nas escolhas do senso comum, quando envolve prejuízo à outrem, nossos objetivos morais são afetados coletivamente; e quando envolve no prejuízo à nossa pessoa, nossos objetivos morais são afetados individualmente.

Be the first to comment on "Is Common-Sense Morality Self-Defeating? – Derek Parfit"

Leave a comment