Wittgenstein and the religious beliefs in a non-fideistic view

Apresentação realizada no XXIV Colóquio Internacional de Filosofia Unisinos : 6, 7 e 8 de outubro de 2021

 

RESUMO

Uma das grandes contribuições do filósofo Ludwig Wittgenstein foi na área da filosofia da linguagem. Suas teorias nessa área tiveram também reflexo sobre outras importantes questões filosóficas, entre elas, a epistemologia da religião.

Apesar das questões relacionadas às crenças religiosas terem sido abordadas mais diretamente por Wittgenstein em seus escritos denominados de “as visões maduras de Wittgenstein”, em sua a obra, “Investigações Filosóficas”, Wittgenstein apresenta seu conceito conhecido como “jogos de linguagem”. Os jogos de linguagem constituem uma base de conhecimento que pode ser utilizada para se estabelecer um paralelo à filosofia da religião. Em outras palavras, o conceito de jogos de linguagem de Wittgenstein não foi especificamente desenvolvido para tratar de uma filosofia da religião, mas pode, porém, aplicar-se também a ela.

Uma das fortes críticas feitas às ideias de Wittgenstein quando aplicadas à filosofia da religião, defendem que as mesmas são fideístas, não podendo assim, serem tratadas como de natureza epistêmica. Neste estudo pretendemos apresentar uma interpretação dos jogos de linguagem aplicado à filosofia da religião que possibilite enxergar as crenças religiosas de forma epistêmica, rebatendo assim o fideísmo. Para isso, será explorado a visão de que as crenças religiosas, para ter valor epistêmico, necessitariam ser tratadas como outras crenças, em que o saber teórico e o saber prático não podem ser dissociados. Nesse caminho, pretende-se comparar e identificar as similaridades e diferenças existentes entre estas outras crenças e as crenças religiosas que, na visão de Wittgenstein, possuem também relação com um saber prático, enquanto o que ele denomina de “forma de vida”.

Site oficial do evento: https://anpof.org/agenda/eventos/xxiv-coloquio-internacional-de-filosofia-unisinos-filosofia-contemporanea-da-religiao


Gravação da apresentação:

ppt da apresentação:

 

Be the first to comment on "Wittgenstein and the religious beliefs in a non-fideistic view"

Leave a comment