I CHING – Resumo – Wilhem

Os 8 Trigramas:

Esses oito trigramas foram concebidos como imagens de tudo o que ocorre no céu e na terra. Sustentava-se também que eles sempre se acham num estado de contínua transição, passando de um a outro, assim como uma transição sempre está ocorrendo, no mundo físico, de um fenômeno para outro. Aqui se tem o conceito fundamental do Livro das Mutações. Os oito trigramas são símbolos que representam mutáveis estados de transição. São imagens que estão em constante mutação. Focalizam-se não as coisas, em seus estados de ser — como acontece no Ocidente -, mas os seus movimentos de mutação. Os oito trigramas, portanto, não são representações das coisas enquanto tais, mas de suas tendências de movimento.

Cada situação exige uma forma de ação que lhe seja adequada. Em cada situação há
um caminho de ação cujo curso é correto e outro cujo curso é errado. E claro que o
curso correto traz boa fortuna e o errado, infortúnio
.

Quando, um dia, pela primeira vez na China, alguém ao
receber uma previsão sobre o futuro não deixou que a questão parasse nesse ponto
mas se perguntou “o que devo fazer?”, o livro divinatório tornou-se livro de
sabedoria.

Aquele que percebe o significado da mutação, fixa sua atenção não mais sobre os entes transitórios e individuais, mas sobre a imutável e eterna lei que atua em toda mutação. Essa lei é o Tao de Lao-Tse.

todo acontecimento no mundo visível é um efeito de uma “imagem”, isto é, de uma
idéia num mundo invisível. Desse modo, tudo o que ocorre na terra é apenas uma
reprodução, por assim dizer, de um acontecimento num mundo situado além de nossas percepções sensoriais; quanto à sua ocorrência no tempo, é sempre posterior ao evento supra-sensível.

3 — Céu e Terra determinam a direção. Montanha e Lago unem sua forças. Trovão e Vento estimulam-se um ao outro. Água e Fogo não se combatem. Assim, os oito trigramas se interligam.

7 – Os Atributos.
O Criativo é forte. O Receptivo é maleável. O Incitar significa movimento. A suavidade é penetrante. O Abismai é perigoso. O Aderir significa dependência. A Quietude significa imobilidade. A Alegria significa contentamento.

8 – Os Animais Simbólicos.
O Criativo atua no cavalo; o Receptivo, na vaca; o Incitar, no dragão; a Suavidade, no galo; o Abismai, no porco; o Aderir, no faisão; a Quietude, no cão; a Alegria, na ovelha

O Criativo é o céu, é redondo, o príncipe, o pai, jade, metal, frio, gelo, o vermelho profundo, o bom cavalo, um cavalo velho, um cavalo magro, um cavalo selvagem, os frutos das árvores.

O Receptivo é a terra, a mãe, um tecido, o caldeirão, a frugalidade, a superfície plana, é a vaca com um bezerro, uma grande carroça, a forma, a multiplicidade, o tronco. Entre os tipos de solo, é a terra negra.

O Incitar é o trovão, o dragão, o amarelo escuro, é estender, uma grande estrada, é o filho mais velho, é decisão e veemência, o bambu verde, o junco e a cana. Entre os cavalos significa os que relincham bem, os que têm patas traseiras brancas, os que galopam, os que têm uma estrela na testa. Entre as plantas úteis significa as leguminosas. Finalmente é o forte, o que cresce em abundância.

A Suavidade é a madeira, o vento, a filha mais velha, o fio condutor, o trabalho; é o branco, o longo, as alturas, é o avanço e o recuo, o indeciso, o odor.

O Abismal é a água, fossos, a emboscada, é o que se dobra e desdobra, o arco e a roda.
Entre os homens refere-se aos melancólicos, aos que sofrem do coração, aos que padecem de dor de ouvido. É o signo do sangue, é vermelho. Entre os cavalos representa os que têm um belo quarto traseiro, os que têm uma coragem selvagem, aqueles cuja cabeça pende, os que têm cascos finos, os que tropeçam. Entre as carroças representa as que têm muitos defeitos. É a penetração, é a lua. Significa os ladrões. Entre as diversas espécies de madeira, significa as firmes e com muitos sulcos.

O Aderir é o fogo, o sol, o raio, a filha do meio. Significa armaduras e elmos, lanças e armas. Entre os homens, refere-se aos que têm o ventre dilatado. É o signo do seco. Significa o jaboti, o caranguejo, o caracol, o molusco, a tartaruga. Entre as árvores refere-se às que secam na parte superior do tronco.

A Quietude é a montanha, uma via de contorno, as pequenas pedras, as portas e aberturas, frutas e sementes; significa os eunucos e os vigias, os dedos, o cão, o rato e as diversas espécies de pássaros de bico preto. Entre as árvores significa as que são firmes e nodosas.

A Alegria é o lago, a filha mais moça, uma feiticeira, é a boca e a língua. Significa estragar e partir-se, cair e entreabrir-se. Entre os tipos de solo refere-se às terras duras e com alto teor de sal. É a concubina, ê a ovelha.

O Criativo é, em sua essência, movimento. Através do movimento ele consegue com facilidade unir o que está dividido. Ele, portanto, está livre do esforço, pois atua sobre o infinitesimal, orientando o movimento a partir desse estado mínimo. Como a direção do movimento é determinada ainda no estado germinal do vir a ser, tudo o mais se desenvolve com facilidade, de forma espontânea, segundo as leis de sua própria natureza.

O Receptivo é, em sua essência, repouso. Através do repouso o mais simples torna-se possível no âmbito do espaço. Essa simplicidade que surge da pura receptividade torna-se o germe de toda multiplicidade existente no espaço.

9 – O Mestre disse: “O perigo surge quando o homem sente-se seguro em sua posição. A ruína ameaça quando o homem procura preservar sua situação. A confusão aparece quando o homem põe tudo em ordem. Portanto, o homem superior não esquece o perigo quando está em segurança, não esquece a ruína quando está bem estabelecido, nem esquece a confusão  quando seus negócios estão em ordem. Deste modo ele assegura sua segurança pessoal e protege o reino”. No Livro das Mutações se diz: “E se fracassasse, e se fracassasse? Deste modo ele a amarra a um feixe de
brotos de amoreira”

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