Antropologia Filosófica : Questão 1

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

GRAU A

Ubirajara Theodoro Schier


Questão: Como Teilhard de Chardin explica a origem do ser humano a partir de categorias como: biogênese, antropogênese e noogênese. Faça citações textuais da obra de Teilhard de Chardin, o Fenômeno Humano.


Teilhard de Chardin – A Origem do Ser Humano

Para Chardin, a compreensão da origem do ser humano deve levar em consideração tanto a biogênese, mas também a antropogênese e a noogênese. Segundo o autor, nenhuma dessas categorias observadas de forma isolada poderia explicar a origem do ser humano em sua plenitude. É preciso, portanto, verificar de que forma essas três categorias se interrelacionam.

“A primeira é que, para chegar, no Homem, ao passo da Reflexão, a Vida teve de preparar, desde muito cedo e simultâneamente, um feixe de factores, cuja «providencial» ligação nada, à primeira vista, permitiria supor. Em fim de contas, é verdade, toda a metamorfose hominizante se reduz, do ponto de vista orgânico, a uma questão de melhor cérebro. Mas como é que este aperfeiçoamento cerebral se teria produzido – como teria podido funcionar – se uma série inteira de outras condições não se encontrassem, ao mesmo tempo, e todas em conjunto, realizadas? .. Foi graças à bipedia libertadora das mãos que o cérebro pôde avolumar-se; e foi, ao mesmo tempo, graças a ela que os olhos, acercando-se um do outro na face tornada mais reduzida, puderam começar a convergir e a fixar o que as mãos agarravam, aproximavam e apresentavam em todos os sentidos: o próprio gesto, exteriorizado, da reflexão!” (CHARDIN, pg.176)

No trecho acima, Chardin defende que o aperfeiçoamento cerebral, responsável por dar ao homem a capacidade de reflexão, só foi possível mediante a ocorrência de um conjunto simultâneo de condições. Segundo o autor, uma série de novas condições surgiram a partir do momento em que o homem passou de um ser quadrúpede para um ser bípede, que levaram por sua vez à aquisição da capacidade reflexiva. Da mesma forma, também uma série de condições levaram o homem a decidir por andar sobre suas próprias pernas.

“«A mudança de estado biológico que leva ao despertar do Pensamento não corresponde simplesmente a um ponto crítico atravessado pelo indivíduo, ou mesmo pela Espécie. Mais vasta do que isso, ela afecta a própria Vida na sua totalidade orgânica, – e, por conseguinte, assinala uma transformação que afecta o estado do planeta inteiro.»” (CHARDIN, pg.189)

São fatores biológicos que dão ao homem novas possibilidades à ele e ao planeta, como também é a forma como cada indivíduo reflete e faz uso dessas possibilidades que desencadeia mutações biológicas para se adaptar. É preciso compreender não somente a origem, mas também a evolução do homem a partir da perspectiva de um ecosistema planetário, onde a espécie humana, única dentre todas as espécies vivas dotada de consciente, afeta a vida de todos planeta e por ela também é afetada. É dessa mesma maneira através da qual o ser humano evolui que um dia o fez surgir como, também, um dia fará surgir uma nova espécie de ser humano, gerando novas condições de vida e repetindo assim o ciclo evolutivo.


REFERÊNCIAS

CHARDIN, Pierre Teilhard De. O Fenômeno Humano; [tradução de León Bourdon e José Terra]. Porto: Livraria Tavares Martins, 1970.

Be the first to comment on "Antropologia Filosófica : Questão 1"

Leave a comment