Hexagrama 59 – A Dispersão (Dissolução)

Pergunta: Devo produzir vídeos para divulgar o I Ching na internet?

59 – DISPERSÃO (DISSOLUÇÃO): Vento sobre Água

No outono e no inverno as águas começam a se congelar. Quando sopram as suaves brisas da primavera, a rigidez se dissolve e tudo o que se dispersara em blocos de gelo volta a se unir. Assim, o hexagrama dá a ideia de reunir o que está separado por meio da dissolução.


07 – EXÉRCITO: Terra sobre Água
A água subterrânea jaz invisível dentro da terra. Assim também o poder militar de um povo está invisivelmente presente nas massas. Quando o perigo ameaça, cada camponês torna-se um soldado; ao final da guerra, ele retorna ao seu arado. Aquele que se mostra magnânimo em relação ao povo conquista seu afeto e o povo que vive sob um governo generoso torna-se forte e poderoso. Só se pode mover uma guerra vitoriosa quando existe entre o governo e o povo esta aliança invisível que faz com que o povo se sinta protegido pelo governo, assim como a água subterrânea é protegida pela terra.


COMENTÁRIOS:
Associando os significados dos hexagramas à pergunta elaborada, podemos entender o I Ching como os blocos de gelo que flutuam por sobre as águas. A ideia de algo que está separado e que pode ser reunido por meio da dispersão (dissolução).

Be the first to comment on "Hexagrama 59 – A Dispersão (Dissolução)"

Leave a comment