Hexagrama 47: OPRESSÃO (A EXAUSTÃO) – O que preciso compreender para construir um bom relacionamento com a pessoa X?

O lago está acima, a água, abaixo; o lago está vazio, seco.


JULGAMENTO: A opressão. Sucesso. Perseverança. O grande homem promove a boa fortuna. Nenhuma culpa. Quando ele tem algo a dizer, não lhe dão crédito. Épocas de adversidade são o oposto do tempo de sucesso. No entanto, podem conduzir ao sucesso quando recaem sobre um homem correto. Uma pessoa forte, quando confrontada com a adversidade, permanece tranquila e jovial apesar de todo o perigo, e essa calma jovialidade será a base para êxitos mais tarde. Esta estabilidade é mais poderosa que a sorte. Aquele cujo espírito deixa se quebrar pela opressão, não chegará ao sucesso. Não há dúvida que, por hora, lhe é impossível exercer influência no plano externo, pois suas palavras não têm efeito. Épocas de adversidade exigem, portanto, força interior e economia de palavras.


IMAGEM: Não há água no lago: a imagem da Exaustão.
Assim o homem superior arrisca sua vida para seguir sua vontade. – Quando há um vazamento e a água flui embaixo, o lago acaba por secar, esgotando-se. Isto é uma fatalidade. Simboliza também um destino adverso na vida humana. Em tais épocas, não há nada que se possa fazer a não ser aceitar seu destino e permanecer fiel a si mesmo. Isso se refere aos níveis mais profundos de nosso próprio ser, onde somente se pode superar toda e qualquer fatalidade externa.


LINHAS MÓVEIS:
6 na terceira posição (alterna para o hexagrama 28: Preponderância do Grande): Ele se deixa oprimir pela pedra e se apóia em espinhos e cardos. Ele entra em casa e não vê a esposa. Infortúnio! – Isso mostra um homem inquieto e indeciso em épocas de adversidade. A princípio ele quer avançar, mas logo depara com obstáculos que, no entanto, implicariam em opressão apenas se enfrentados de maneira irrefletida. Ele arremete com a cabeça contra o muro e como resultado sente-se oprimido pelo muro. Apóia-se, então, em coisas que não têm estabilidade e são, portanto, perigosas para aqueles que nelas buscam apoio. Indeciso, ele caminha de volta à sua casa só para descobrir, em mais uma desilusão, que sua esposa não se encontra lá.
– 9 na quarta posição (alterna para o hexagrama 29: O Abismal): Ele vem muito lentamente, oprimido numa carroça de ouro. Humilhação, mas ainda assim a meta é atingida. – Um homem abastado vê as necessidades das classes inferiores, e deseja ajudar. Mas ao invés de proceder com presteza e energia nas providências necessárias, ele toma a iniciativa de modo hesitante e com demasiada cautela. Encontra, então, obstáculos. Pessoas poderosas e ricas atraem-no a seu círculo. Ele se vê forçado a aceder e não pode se afastar. Isso o deixa numa posição incômoda. Mas o problema é passageiro. A força original de sua natureza o leva a superar o erro cometido, e o objetivo é alcançado.
– 6 na sexta posição (alterna para o hexagrama 6: Conflito): Ele é oprimido por trepadeiras. Movimenta-se de modo inseguro e diz: O movimento traz remorso. Caso sinta arrependimento por tal atitude e comece a agir, terá boa fortuna.Um homem se deixa oprimir por laços fáceis de cortar. A opressão está chegando ao fim. Mas ainda se está inseguro e sob a influência das condições anteriores; teme-se que qualquer movimento dê motivo a arrependimento. Mas logo que chegue a uma compreensão da situação, este estado mental será superado e com uma decisão firme a opressão será dominada.


Observação: Segundo a regra conforme Alfred Huang, no caso de três linhas móveis, a linha do meio é a escolhida. Já a minha regra neste caso é a seguinte: a linha escolhida é aquela que faz mais sentido ao consulente.

Be the first to comment on "Hexagrama 47: OPRESSÃO (A EXAUSTÃO) – O que preciso compreender para construir um bom relacionamento com a pessoa X?"

Leave a comment