Hexagrama 15: Modéstia

Arrogância é o inimigo mortal da verdadeira grandeza.


O hexagrama é formado por Kên, a Quietude, a montanha e K’un, terra. A montanha é o filho mais moço do Criativo e representa o céu na terra. A característica da terra e estar embaixo; por isso mesmo neste hexagrama ela é exaltada, sendo colocada sobre a montanha.


JULGAMENTO
A modéstia cria o sucesso.
O homem superior conduz as coisas à conclusão.

As coisas são fáceis para uma pessoa modesta.”

“Aquele que possui algo grande deve cuidar para que não se torne excessivo.”

O bom caráter tem a modéstia como instrumento de ação; através dela o bom caráter pode ser apreendido e assimilado. A modéstia está pronta para honrar os outros e por fazê-lo é que ela própria se torna tão maravilhosamente luminosa. A modéstia é a atitude mental em que se baseia a sincera observância dos costumes.


Quando um homem está em posição elevada e é modesto, ele brilha com a luz da sabedoria. Quando ele está numa posição inferior e é modesto, não pode ser ignorado. Assim o homem superior leva seu trabalho à conclusão sem vangloriar-se daquilo que conseguiu.

IMAGEM
A terra em cujo interior se oculta a montanha não deixa ver sua riqueza. A imagem da modéstia está aqui representada por algo que, embora ao final pareça fácil e simples, exigiu um longo esforço.


O caminho rumo à expansão passa pela contração.

Be the first to comment on "Hexagrama 15: Modéstia"

Leave a comment