hexagrama 64: Antes da Conclusão – “O consumidor no vermelho”



A maioria dos brasileiros não sabe quanto paga de juros. Metade não consegue poupar para comprar à vista. Num momento em que os consumidores estão mais endividados do que nunca, fica a pergunta: essa postura pode pôr em risco o crescimento da economia?

Revista Exame – Edição 997


Resposta: Hexagrama 64: Antes da Conclusão (Fogo sobre Água)





JULGAMENTO

O hexagrama indica que o período em que a transição da desordem à ordem ainda não se completou, mas o caos do passado está lentamente dando lugar à ordem. O caminho está desobstruído e a meta está à vista. Este hexagrama é como a primavera, que conduz da estagnação do inverno à fertilidade do verão. Porém as condições são difíceis e assemelha-se à andar sobre o gelo fino de um rio: cautela e cuidado é essencial para não escorregar e cair.

A cautela requerida é à de uma velha raposa andando sobre o gelo. Na China, a cautela da raposa ao cruzar o gelo é proverbial. Seus ouvidos estão sempre atentos ao menor estalo de gelo partindo, enquanto procura, cuidadosa e intensamente, os lugares mais seguros. Uma jovem raposa que por sua vez ainda desconhece essa prudência avança audaciosamente e pode cair na água pouco antes de completar a travessia, onde todo o esforço será inútil.

Por isso o período que precede a conclusão são de reflexão e cautela.

IMAGEM

Quando o fogo, que queima para o alto está acima e a água, cujo movimento natural é descendente está abaixo, seus efeitos divergem e não se relacionam. Para se obter um resultado é necessário analisar as forças da natureza em questão e qual a posição que lhes corresponde. Se essas forças forem exercidas a partir do local adequado, produzirão os efeitos desejados e o resultado será alcançado. Porém para que o homem possa manejar corretamente as forças externas é necessário, antes de tudo, que ele próprio chegue ao ponto de vista acertado. Só a partir desse posicionamento poderá agir de forma correta.

LINHAS

Nenhuma linha móvel foi identificada no lançamento dos dados.


OBSERVAÇÃO DO AUTOR
O hexagrama é representado por duas forças da natureza, opostas mas também complementares.  Isso implica em dizer que, em resposta à pergunta formulada, a resposta tende a ser afirmativa: “sim, a postura do consumidor brasileiro pode colocar em risco o crescimento da economia”. Por esse motivo é preciso considerar a natureza de ambas as forças na formulação de estratégias a fim de que estas possam se complementar em vez de uma anular a outra. A imagem da cautela da velha raposa cruzando o fino rio de gelo representa os cuidados e atenção necessários na interação destas duas forças durante a travessia do rio.

by Ubirajara T. Schier







Be the first to comment on "hexagrama 64: Antes da Conclusão – “O consumidor no vermelho”"

Leave a comment