As Mutações do Universo e o Livro das Mutações



O Livro das Mutações faz uma distinção entre 3 diferentes espécies de mutação:
                                            1. não-mutação
                                            2. mutação cíclica
                                            3. mutação em sequência


1. não-mutação:
Segundo o pensamento chinês, é somente as leis imutáveis segundo as quais as todas mutações se processam.

O Imutável constitui então o assim chamado ponto de referência do “vir a ser” cósmico, uma pré-determinação cósmica sobre a qual todas as mutações e fenômenos acontecem.

Entretanto, cada ocasião exige uma opção e uma decisão. É o livre-arbítrio. O problema consiste em escolher seu próprio ponto de referência de modo a que coincida com o ponto de referência do “vir a ser” cósmico.

Pode-se dizer que não-mutação é, portanto, o conjunto de leis imutáveis sobre as quais todas as mutações acontecem.


2. mutação cíclica:
Entre as leis imutáveis existem aquelas que regem, por exemplo, o movimento do sol, da lua e das estrelas. Em conexão com eles, formam-se configurações na Terra, que obedecem a leis idênticas. As leis imutáveis que operam no Universo, operam também na Terra.
Com isso, todos os fenômenos na Terra – o florescer e o frutificar, o crescimento e o declínio (morte) – podem também ser calculados, caso se compreendam as leis do tempo.
A mutação cíclica consiste numa rotação de fenômenos que se sucedem uns aos outros, até que se chega de volta ao ponto de partida. É a mudança periódica que se produz no mundo orgânico.

3. mutação em sequência:
Ao retornar ao ponto de partida entretanto, produz-se uma mudança em sequência, provocada pela alternância regular dos fenômenos. As estações do ano se repetem (mudança cíclica), mas nunca são as mesmas (mudança contínua ou em sequência).

O I CHING parte da compreensão das leis imutáveis e da observação da mutação dos fenômenos naturais para demonstrar as leis das mutações que operam no Universo e, consequentemente, também na Terra.

Be the first to comment on "As Mutações do Universo e o Livro das Mutações"

Leave a comment