O Paradoxo de Weiss para Relacionamentos

Paradoxo de Weiss

O Paradoxo de Weiss trata sobre relacionamentos, mais especificamente, sobre uma reflexão que tive esse mês de janeiro de 2021.

No Paradoxo de Weiss consideram-se as seguintes variáveis:

  • As circunstâncias do relacionamento, que determinam a forma de se relacionar (exemplos: distância, diferenças sociais, econômicas e/ou culturais, fases da vida, etc) 
  • A essência da outra pessoa, que determina o que faz uma pessoa gostar de estar com a outra

Determina o Paradoxo de Weiss o seguinte:

Que a probabilidade de um relacionamento dar certo poderá por ventura ser maior quando as circunstâncias que determinarão a forma de se relacionar não forem favoráveis e, consequentemente, menor a probabilidade quando forem.

Isso ocorre por que o relacionamento começa partindo da premissa de que as circunstâncias percebidas são favoráveis para que o relacionamento dê errado, mas ainda assim você decide seguir em frente, pois percebe algo na essência da outra pessoa que vale a pena tentar, mas prevendo que haverá a necessidade de um esforço para fazer as circunstâncias darem certo. O relacionamento começa dessa forma partindo do princípio de que dará errado mas com a motivação de que, para que isso não ocorra, será necessário fazer dar certo.

Por outro lado, quando as circunstâncias percebidas são favoráveis para que o relacionamento dê certo, você se sente ainda mais motivado para seguir em frente, uma vez que nenhum esforço é necessário para fazer as circunstâncias darem certo quando elas já são favoráveis. O relacionamento começa dessa forma partindo do princípio de que dará tudo certo, porém, se as circunstâncias continuarem favoráveis, não foi previsto nenhum esforço para melhorá-las nem tão pouco, haverá meios de fazer a essência dar certo (pois possivelmente o problema não está nas circunstâncias).

 

Be the first to comment on "O Paradoxo de Weiss para Relacionamentos"

Leave a comment